Classicamente é dividida em 3 dias, mas isso não significa que não se possa fazer em 2 dias ou até mesmo em 1 dia.
Se inicia na sede de Petrópolis e segue sentido um conjunto de pedra chamado de Açú, lá tem o abrigo 5, um novo abrigo construído pelo parque onde é possível se hospedar. Outra ótima opção também é o camping, nesta parte do parque tem uma estrutura básica com água e local apropriado para acampamento.
Um por do sol e amanhecer do dia lá é indispensável para os que passam por ali.
No segundo dia, após um ótimo amanhecer do sol juntaremos acampamento e seguiremos sentido a Pedra do Sino, já em Teresópolis e também a montanha culminante de todo o parque, com 2.275 metros de altitude.
O trecho entre o Açú e a Pedra do Sino é justamente o mais complicado de se fazer, é muito comum pessoas mesmo experientes ficarem perdidas nessa região, pois quando o tempo fecha não se consegue enxergar nem mesmo 5 metros à frente, é composto de várias "pegadinhas" e nem sempre os GPS funcionam perfeitamente devido sinal do satélite.
Este trecho é repleto de subida e descida, passando por lajes de pedras, ótimas caminhadas e a melhor paisagem de todo o parque, onde se tem uma visão panorâmica do conjunto de montanhas (Dedo de Deus, Agulha do Diabo, Pedra do Sino, Garrafão, Escalavrado, Paredão de Hércules e muitas outras).
Chegando já na Pedra do Sino, armamos acampamento e já ficamos ansiosos para o por do sol no ponto culminante do parque, onde tem um dos melhores por do sol que já pude presenciar na minha vida (Eu Magrão particularmente falando).
Próximo a Pedra do Sino existe o Abrigo 4 onde também é possível se hospedar mediante reserva. Outra ótima e clássica opção é ficar acampado na área de camping próximo ao abrigo 4 ou do riacho.
No terceiro dia os que conseguirem acordar cedo, tem a obrigação de pegar um amanhecer do dia na Pedra da Baleia, que é próximo ao Sino ou até mesmo no cume da Pedra do Sino que é ao lado do acampamento, pois é espetacular ver o sol se levantando com os 3 picos de Salinas bem à frente.
Depois de uma maravilhosa manhã e um café da manhã revigorante, continuamos nossa caminha sentido a sede de Teresópolis, onde faremos toda a descida da Pedra do Sino, passando por cachoeiras, e ótimos mirantes até se chegar à entrada do Parque de Teresópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário